sexta-feira, 24 de junho de 2022

Novo Olhar: Comunidade Terapêutica não é manicômio

 


Sobre a Organizadora

Talita Rolim da Silva é formada em Serviço Social. Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Escola de Saúde Pública; Especialista em Dependência Química. Fundadora e Presidente da Associação Assistencial Casa de Reabilitação Novo Olhar em 2009 a 2011. Membro do Conselho Municipal de Políticas Públicas para Juventude de Dourados. Membro e Presidente do COMAD em Dourados, MS. Assessora a Comunidade Terapêutica Novo Olhar com orientação para instrumentalizar os trabalhos técnicos.

mais lançamentos |

Nascentes Vivas: para os povos Guarani, Kaiowá e Terena da Reserva de Dourados, Brasil

Sobre a Autora

Mazé orquato Chotil nasceu em Glória de Dourados-MS, foi para São Paulo estudar, em meados dos anos 1970 e reside em Paris desde 1985. Jornalista, pesquisadora, é doutora em informação e comunicação pela Paris VIII e pós-doutora pela EHESS. É autora de Minha Paris Brasileira; Lembranças do sítio; Lembranças da vila; Minha aventura na colonização do Oeste; Trabalhadores exilados; José Ibrahim; Maria d’Apparecida negroluminosa. Na Rota de traficantes e no Crepúsculo da vida. Em francês, publicou Ouvrières chez Bidermann, L’Exil ouvrier e Maria D'Apparecida – Une Maria pas comme les autres.

| mais lançamentos |

quarta-feira, 1 de junho de 2022

As Aventuras de Mário


O autor, com apenas 9 anos de idade, construiu a personagem protagonista, um garoto chamado Mário que mora com a sua família na Itália e enfrenta um grande dilema ao não saber, se a experiência vivida por ele foi, um sonho, ou realidade. As ilustrações são de Fernanda Bonelli e a apresentação pela Profa. Andréia de Oliveira.



Rian com a Proessora Andréia.





Antologia Poética de Raquel Naveira

Depoimento de Enilda Mougenot Pires

SOBRE A OBRA

Os poemas reunidos nesta Antologia poética de Raquel Naveira dão bem as proporções do espaço que a poetisa ocupa na literatura brasileira. Seu discurso poético tem a construção dinâmica dos movimentos lentos e progressivos da sonoridade das palavras: a edificação das imagens ocupa espaços privilegiados pela ordem, pois elas inventam outros espaços, outros contornos que desenham picadas – mais que passagens –, abrindo novas estradas numa espécie de transcendência da linguagem.


SOBRE A ORGANIZADORA

Enilda Mougenot Pires é natural de Aquidauana (MS), filha de Odete Mougenot Pires e Oswaldo Pires. Doutora em Letras pela Universidade de Poitiers (FR), defendeu tese sobre  La géométrie spatio-temporelle do roman Avalovara d’ Osman Lins. Recebeu Diploma de Menção Honrosa do Ministério da Educação e Cultura pela participação em Concurso Nacional de Ensino de Redação. É membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, ocupante da Cadeira 5, que pertenceu anteriormente ao historiador  Demósthenes Martins. Professora aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.