Coletânea NMPD 2022


Projeto Gráfico: Biblio Editora
Organizador: Rogério Fernandes Lemes
Prefaciante: Marcos Coelho

Apresentação do NMPD | Prefácio de Marcos Coelho


PRIMEIRA TURMA

Antonio Carlos Ruiz

Nasceu em Dourados, MS no dia 14 de outubro de 1958. É radialista, jornalista, escritor, narrador de futebol, apresentador de TV e Mestre de cerimônia na Câmara Municipal Dourados. Em 2021 lançou seu primeiro livro publicado pela Biblio Editora, com o título “Senhor Velha”. Participante de várias antologias pelo Brasil. Em 2022 lança, novamente pela Biblio Editora, seu segundo livro com o título “Rua dos Ipês”.

Aparecido Lima

Aparecido Lima da Rocha nasceu em fevereiro de 1968; natural de Dourados, MS; filho de Diocezana Lima da Rocha e Lourival Rocha; casado com Silvana Antônia da Silva Rocha há 28anos; começou seus estudos na Escola Weimar Gonçalves Torres; fez o Segundo Grau na Escola Estadual Floriano Viegas Machado; é formado em Matemática (2004) pelo Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran). Em 1990 ingressou nas fileiras da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul. Participou da Coletânea 50 vozes poéticas do Brasil Vol. 2 (2021) e volume 5 (2022), pela Biblio Editora.

Aurineide Alencar

Aurineide Alencar de Freitas Oliveira nasceu em Catolé do Rocha, PB em 27/08/1965. Filha de Hercílio de Alencar e Abigail Alencar de Freitas. Professora aposentada na Rede Estadual de Mato Grosso do Sul. Formada no curso de Letras, Pós-graduada e Especialista em Metodologia do Ensino Superior; Especialista e Mestra em Educação. Reside em Dourados, MS. Tem cinco livros publicados: Nas veredas do cordel; Vida em versos; Mato Grosso do Sul nas asas do cordel; Pescador de cantos; e, Embrenhando-se em cordel e dois e-books: Dourados vive o cordel e Semeadora de cordéis. Tem cento e onze folhetos de cordéis publicados. Forma a dupla: Óxente & Tchê com a escritora e poetisa Odila Schwingel Lange. Membro da ADL (Academia Douradense de Letras) e membro-fundadora da ACOMS (Academia dos Cordelistas do Mato Grosso do Sul; ALB (Academia de Letras do Brasil/MS), AFLAMS (Academia Feminina de Letras e Artes/ MS) e CFMS (Comissão do Folclore/MS).

Carlos Magno Amarilha

Carlos Magno Mieres Amarilha é historiador, poeta, mestre em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); doutor em Educação na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); presidente do Grupo Literário Arandu; presidente da Comissão de Revisão Histórica de Dourados e pesquisador da História sul-mato-grossense. Em 2022 lançou o livro “História de Dourados: a gênese de sua fundação (1914-1943), pelo Grupo Literário Arandu. Idealizou a Feira da Literatura de Mato Grosso do Sul (FELIT-MS) que teve sua primeira edição realizada entre os dias 23, 24 e 25 de novembro de 2021.

Cedúlia Pais

É o nome literário de Cedúlia da Silva Pais nasceu em 10 de marco de 1965; casada; dois filhos. Professora alfabetizadora aposentada da Rede Estadual de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul. Atualmente é Técnica do Núcleo da Educação Especial de Dourados/NUESP. Formada em Pedagogia Plena e Pós-Graduada em Psicopedagogia, Neuropedagogia e Educação Especial. Realiza palestras na área da Inclusão das pessoas com deficiência. Tem publicado o artigo “O Uso da Metodologia Lúdica na Alfabetização de Estudantes com Deficiência Intelectual” no E-book: Diálogos em Educação Especial, volume I, livro digital lançado pelo CEAME-TEA/Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar Educacional ao Estudante com Espectro Autista, disponível do Site da SED-Secretaria de Educação do Estado do MS. Desde menina gosta de poesias; arrisca alguns rabiscos. Escolheu o nome.

Denise Caramori

Denise Caramori de Souza nasceu em 14 de setembro 1980; filha de Antônio Coelho de Souza e Clélia Maria Caramori; mãe da Julia e do José. Psicopedagoga, Terapeuta pelas Constelações familiares Sistêmicas de Bert Hellinger, Equoterapeuta, Profissional de Equitação para Equoterapia e Escritora. Atua na área do desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes, potencializando e atendendo as necessidades individuais de cada indivíduo de forma preventiva e terapêutica. Realiza diagnóstico e intervenção psicopedagógica nas dificuldades e/ou distúrbios de aprendizagem. Membro-fundador da Academia de Letras do Brasil, Seccional Dourados. Em 2018 lançou seu 1º livro infantil, com o título “Adotar é...”, pela editora Arrebol Coletivo. Em março de 2022 lançou, pela Biblio Editora, o livro “Criança: em você vejo seus Pais e a Escola”.

Edilaine Nunes de Souza

Nasceu no dia dois de janeiro de 1979, na cidade de Bauru, SP. É Psicopedagoga; Professora de Atendimento Educacional Especializado; Professora EaD na pós-graduação em Educação Especial Inclusiva e curso livre professor AE Excelência. Coautora nos seguintes e-book: “Adaptar para Transformar: Guia prático de adaptações - Atividades Pedagógicas” (2021); “Escrever pra quê?” (2021); e, “Sala de Recursos Multifuncional: apoio pedagógico educacional” (2022).

Eli Coelho Pereira

Poetisa e escritora. Publica em jornais no município de Dourados, MS. Declama poesias, canta solo em momentos religiosos. Mãe do Poeta Marcos Coelho (Dourados/MS) e da Artesã Léya Coelho (Aquidauana, MS). Foi Agricultora, Professora de Datilografia, Auxiliar de Enfermagem e Aposentou-se como Datilógrafa na Procuradoria da Previdência Social. Participa de Antologias Nacionais e Internacionais, como a Antologia 50 vozes (2019). Em 2022 participou da "Coletânea 50 Vozes Poéticas do Brasil Volumes 4 e 5 organizadas pelo escritor e editor Rogério Fernandes Lemes e publicadas pela Biblio Editora.

Enéas Ferreira Lima

Nasceu dia 31/07/1938. Ex-professor cursado em Letras pela Universidade de Campo Grande, MS. Casado com Ivonete Souza Lima na cidade de Vicentina, MS no dia 28/06/1964; casamento realizado pelo saudoso Padre José Daniel na Igreja Matriz de Vicentina, MS. É filho de João Luiz Ferreira Lima e Carlota Jubelina da Silva. É pai, avô e bisavô. “"Filosofia de pensador” é seu primeiro livro publicado; participou da coletânea 50 Vozes Poéticas do Brasil volume 06, ambos pela Biblio Editora. Faz parte da Academia de Letras do Brasil seccional Dourados (ALDB), ocupante da cadeira nº. 14, cuja posse foi no dia 09/03/2022, tendo como Patronesse a escritora e poeta Ruth Hellmann.

Heleninha de Oliveira

Heleninha, que sempre transitou no campo da literatura, nutria o desejo de colocar melodia nas poesias. Começou a escrever aos 11 anos, ainda na escola de Vila Vargas. Lançou o primeiro livro “Memórias, Poemas e Poesias”, em 1990. Depois vieram “Desespero Mundo”, “Asas no Tempo”, “Algumas Reflexões” e “Usina Velha: Raios na Chaminé” – única obra literária que conta a história do monumento com intenção de compor um itinerário para a visitação. O primeiro CD grava junto com Max já está rodando pelos Estados Unidos, levado pelo filho de Heleninha, e atraiu a atenção de pelo menos três músicos americanos e um brasileiro que vive da música na terra do Tio Sam.

Henrique de Sousa

Henrique Silveira de Sousa, artista visual, autodidata, natural de Barra do Piraí, RJ. Residente em Dourados, MS desde 2004; acadêmico de Ciências Sociais na UFGD, teve seu despertamento para a arte quando criança, em um barracão de escola de samba no bairro do Carvão onde morava. Idealizador e executor do projeto Cultural LibertArte, oficina de muralismo (grafitti e aerografia), com jovens indígenas no cumprimento de medidas socioeducativas, no CRAS Indígena de Dourado, MS, onde foi realizado um mural de 179m² financiado pela Lei Aldir Blanc (LAB), professor de desenho no projeto de mapeamento etnoafetivo na Associação de jovens indígenas (AJI), ministrou oficinas de arte em assentamentos, Lar Ebenézer, Lar do Idoso e tem diversas obras espalhadas em telas, muros e roupas. Aprovado na FIP 2022 com o projeto Tekorá Porã que levará mais uma oficina de arte para a reserva indígena de Dourados (RID), dando visibilidade aos talentos ali já revelados e desvelando novos artistas em potencial.

Ilsyane Kmitta

Ilsyane do Rocio Kmitta é professora, historiadora, com Graduação, Mestrado e Doutorado em História. Contribuiu na organização de publicações: “A História no entretecer das práticas de ensino”; “História Ambiental: configurações do humano e tessituras teórico-metodológicas”; “Mulheres na Ditadura: Agenciamentos de lutas e resistências”; “História Ambiental e conhecimentos tradicionais”. Textos publicados em periódicos e jornais sobre sociedade, natureza e cultura. Poemas e poesias escritas e publicadas. Membro efetivo da Academia de Letras do Brasil, Seccional Dourados, MS ocupante da Cadeira nº. 8, cuja patronesse é Helena Meireles.

Ivete Lima

Ivete Souza Lima Garcia nasceu no dia 20 de dezembro de 1968; casada; três filhos; uma neta. É professora alfabetizadora, aposentada da Rede Estadual de Mato Grosso do Sul e trabalhando, ainda, na Rede Municipal da Cidade de Dourados, MS. Formada em Pedagogia com Licenciatura Plena e Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior e em Educação Especial. Está se despertando para a poesia recentemente! Poeta Ivete Lima é seu nome literário! Participou do volume 5 da Coletânea 50 Vozes Poéticas do Brasil organizada por Rogério Fernandes Lemes e publicada pela Biblio Editora.

Mailon Salina

Músico, cantautor e arranjador. Atua como monitor de música na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e musicoterapeuta no projeto Pingo de Melodia, no qual é cofundador. Foi contemplado nos principais editais de incentivo à cultura do país, como Lei Aldir Blanc e Funarte, com músicas instrumentais e canções autorais. Atualmente está em processo de pré-produção do seu primeiro EP, com seis faixas autorais, contando com a direção e produção de Flávio Barba (SP). Participou com o poema Poesia da manhã da “Coletânea 50 Vozes Poéticas do Brasil”, volumes 6, organizadas pelo escritor e editor Rogério Fernandes Lemes e publicadas pela Biblio Editora.

Márcia Corrêa Sotolani


Graduada e Pós-Graduada em Matemática pela Unigran de Dourados; Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados; Doutora em Ciência da Educação pela Universidad Gran Assunción; Concursada pela Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul, atua como Professora Formadora em Matemática na Coordenadoria Regional de Dourados; Cronista e Poetisa, que em momentos livres, escreve sobre temas variados em relação a estilo ou temática com finalidade de expressar seus sentimentos, emoções, vivencias e pensamentos.

Marcos Coelho Cardoso (Prefaciante)

Nome Literário: Marcos Coelho. Escritor, Ator, Poeta e Professor. Membro: Academia Douradense de Letras/MS; UBE/MS; APUCNI/Uruguai. Membro Correspondente da ALTO – Teófilo Otoni/MG. Obras: Dourados e sua Natureza (Coautor, Seriema, 2013); Poesia em Cores (Seriema, 2014); Gotas de Poesia... (Marques, 2014. Português/Espanhol). ADL 25 anos (Biblio, 2018). Participou da “Coletânea 50 Vozes Poéticas do Brasil”, nos volumes 4 e 5 organizadas pelo escritor e editor Rogério Fernandes Lemes e publicadas pela Biblio Editora. Apresentador e Co-criador da Live Domingueira, há mais de dois anos no Instagram @marcoscoelhocardoso, das 20h30 às 21h30 (horário de Brasília). Recebe escritores, contadores de histórias, músicos e artistas em geral, do Brasil e do Exterior, fazendo um bate-papo interativo e descontraído com o público.

Marisa Pereira

É o nome literário de Marisa Pereira dos Santos. Nascida em 07/09/1973, em Rio Brilhante, MS. Filha de Ana Pereira de Freitas e Lourival André dos Santos. Mãe da Maria Eduarda Pereira Gonçalves, de 14 anos. Reside em Dourados há 43 anos. Licenciada em Letras pelo CEUD (Centro Universitário da Grande Dourados). Pós-Graduada em Metodologia do Ensino Superior pela UNIGRAN (Universidade da Grande Dourados). Especialista em Gestão Escolar pela UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul). Professional Coach pela SLAC. Professora efetiva da Secretaria Estadual de Educação e Secretaria Municipal de Educação de Dourados, Mato Grosso do Sul. Atualmente exerce a função de diretora da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Antonia da Silveira Capilé. Possui diversos cursos na Área Educacional, o mais recente de Mentoria de Diretores Escolares, pela UFSCAR.

Mary Basalia

Marizete de Souza Lima Basalia é professora e coordenadora Pedagógica aposentada da rede municipal de Dourado, MS; pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior e Coordenação Pedagógica. Viúva de seu amado esposo Ailton Basalia, mãe de três filhos e dois netos. É poeta, participou de um concurso de poesia realizada pelo sindicato de professores do Estado de Mato Grosso do Sul (FETEMS) premiada no dia 08/12/2022 pelo sindicato pela 2ª colocação entre todos os aposentados participantes do estado com a poesia “Um homem admirável”; faz parte da Academia de Letras do Brasil Seccional Dourados (ALBD) ocupante da cadeira nº. 4. A posse para a ALBD foi no dia 09/03/2022, sua patronesse é a professora e escritora Glorinha de Sá Rosa. Em 2022 lança seu 1º livro: “Como girassóis: iluminando vidas”, pela Biblio Editora. Participou da “Coletânea 50 Vozes Poéticas do Brasil”, nos volumes 5 e 6, organizados pelo editor e escritor Rogério Fernandes Lemes e publicada pela Biblio Editora.

Moisés Crestani

É brasileiro, casado, natural de Promissão, SP. Formado em Administração de Empresas; aposentado. É Poeta e Compositor; tomou posse como membro efetivo da ALBD (Academia de Letras do Brasil, Seccional Dourados), no dia 9 de março de 2022, ocupante da cadeira de nº 17 cujo Patrono é Elpídio Reis; membro da Academia Internacional de Letras, Artes e Ciências (ALPAS 21), no Rio Grande do Sul, ocupante da cadeira nº 147; membro do Grupo Movimento Nacional Elos Literários, cadeira nº 31, em Salvador, BA. Participou da Coletânea 50 Vozes Poéticas do Brasil, nos volumes 1, 2 e 5. Em 2021 lançou seu primeiro livro “Varal das Lembranças” e, em 2022, “Poesias para não morrer comigo”, ambos pela Biblio Editora.

Rogério Fernandes Lemes (Organizador/Editor)

Autor brasileiro com sete livros publicados. É o criador e editor-chefe da Biblio Editora, do Jornal daBiblio e da Revista CriticArtes. Organizou as Antologias CriticArtes 2017 e 2018, a Coletânea Mato Grosso do Sul 40 anos, Antologias Natal com Poesia 2019 e 2020, Poemas de Quarentena e Almas Cativas. Foi o Vice-Presidente da União Brasileira de Escritores no Mato Grosso do Sul, na Gestão 2017 a 2018. Membro Fundador e 1º Presidente da Academia Amambaiense de Letras. Em 2014 foi eleito membro efetivo da Academia Douradense de Letras. É membro correspondente da Academia Gloriense de Letras em Nossa Senhora da Glória, SE. No dia 4 de dezembro de 2019 recebeu o título de Cidadão Douradense. Idealizador do NMPD (Novo Movimento Poético de Dourados).

Rose Rosendo

Rosemar Borges Rosendo nasceu em 13 de julho de 1971, no distrito de Lagoa Bonita, município de Deodápolis, mãe de Fabio Henrique Rosendo de Carvalho e Andressa Rosendo de Carvalho. Autora do Livro Nos braços do Senhor (Biblio Editora) e participante da Antologia Almas Cativas, organizada pelo editor Rogério Fernandes Lemes. Professora alfabetizadora aposentada, com 27 anos de sala de aula, e 5 anos com formação de professores através do PNAIC. Foi membro de Conselhos, Comissões, participou de Congressos de Educação, Seminários, socialização de experiências e ministrou palestras. Foi membro do Fórum Municipal de Educação, coordenadora do Grupo de Trabalhos Permanentes neste Fórum, representante da Educação Básica no Fórum Estadual de Educação, membro da Comissão de Elaboração do PMLLLEB do município de Dourados.

Val Nogueira

Maria Valdenice Nogueira Figueiredo, nascida em 14 de junho de 1975 em Naviraí, MS; filha de Edval Alves Nogueira e Aurelina da Rocha Nogueira, casada com Uesley Lopes Figueiredo, reside em Dourados desde os onze anos de idade. Formada em Artes Visuais. Pós-graduada em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado (AEE). Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) Dourados, MS. Lecionou em sala comum ministranto aulas de Artes durante cinco anos, desde 2010 atua na área da Educação Especial, atualmente é Assessora da Educação Especial na Escola Municipal Neil Fioravanti CAIC, onde iniciou o serviço do AEE. Duas grandes atrações, os diferentes estilos de aprendizagem das crianças e a comunicação através da expressão artística.

Velho Nego

Velho Nego é o nome literário de José Adelmo Teixeira de Caldas; nasceu em 16 de dezembro de 1954, na cidade de Tabira, PE. Filho de João Batista de Caldas e Beatriz Teixeira de Caldas, pai de Sérgio, Ricardo, Gustavo e Rafaela. Chegou em Dourados no ano de 2010, junto com sua esposa Iracema Ferreira de Carvalho de Caldas, onde se estabeleceu como comerciante. Aposentado, mas com energia e disposição para o trabalho, mantem seu estabelecimento sempre repleto de amigos que também servem como inspiração para suas poesias e repentes de improviso. Velho Nego é um verdadeiro filho da terra da poesia. Olhos atentos e cheios de esperança, coração pulsante e cheio de amor, esse nordestino transforma palavras em sentimentos que tocam a alma de quem tem a sorte de ouvi-las. Com sorriso no rosto e ainda com jeito maroto, na sua simplicidade vai cultivando a amizade, e nas rimas como aconchego, essa é a vida do Velho Nego!

Vinícius Ferraz Martins

 

Nasceu no município de Antônio João, Mato Grosso do Sul. Atualmente reside em Dourados, após ter habitado e vivido entre outras cidades também na Europa. Ocupa-se lendo, fazendo poemas, compondo contos e fotografias. Já publicou em jornais sobre iniciativas de movimentos sociais e arte local. Hoje bacharelando no curso de Direito pela Universidade Federal da Grande Dourados. Em 2022 lança seu primeiro livro com o título “Reticente e Inverossímil”, pela Biblio Editora.

Zélia Nolasco

Doutora (2009) em Letras pela Universidade do Estado de São Paulo (UNESP), bacharel (2017) em Direito pela Universidade da Grande Dourados (UNIGRAN) e mestre (2003) em Teoria Literária também pela UNESP de Assis/SP. Professora de Literatura e Teorias Literárias na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) desde 2000. Ministra aulas na Graduação, Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional em Letras. Publicou as seguintes obras: Lima Barreto: Imagem e Linguagem, São Paulo: Annablume, 2005, Lima Barreto e a Literatura Comparada, ensaios. Paco Ed. 2011; A Concepção de Arte em Lima Barreto e Leon Tolstói: divergências e convergências. Exerceu a função de Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Letras, de 2010 a 2012.


SEGUNDA TURMA

Adail Alencar


Participa das seguintes academias literárias: ALB/MS; ALB/RS; Alpas 21 (em Cruz Alta, RS); Academia do Município do Ceará (ALMECE); ALBL-RS e AILAP (em Alagoas); Membro do Movimento Nacional Elos Literários. Vencedor de dois concursos internacionais de poesia: “Justiça e Igualdade Social” e vencedor de um concurso dos poetas de MS. Participou de mais de 50 coletâneas. Em 2021 lançou seu primeiro livro: “Emoções à flor da pele”, pela Biblio Editora. Recebeu os títulos: “Senhor da Literatura”, do Movimento Nacional Elos Literários e “Comendador da Poesia”, pela Alpas 21, além de receber Moção Legislativa e Diploma de Honra ao Mérito Legislativo de Dourados. Cidadão Cabense de Cabo de Santo Agostinho, no Pernambuco.

Ziza Nogueira


Valdereis Rocha Nogueira é filha de Edval Alves Nogueira e Aurelina da Rocha Nogueira. Natural de Naviraí, Mato Grosso do Sul. Graduada em Psicologia com Licenciatura e Especialização em Terapia Cognitiva Comportamental e em Educação Especial. Trabalha no Núcleo de Apoio Pedagógico para a pessoa com deficiência visual (NAPPB), na qual desenvolve a função de revisora Braille e também na capacitação da escrita Braille aos professores que atendem alunos cegos. Está há 12 anos como servidora pública do Estado e, como Psicóloga, atua há 12 anos na clínica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário