Projeto de Ensino: “Poemas em Sala”

Alunos participantes do Projeto de Ensino: “Poemas em Sala” desenvolvido na Escola Estadual Dona Rosa Frigger Piovezan, pela professora de Língua Portuguesa Andreia Neves de Souza, na cidade de Comodoro, Mato Grosso, com o auxílio da professora Emanuelly Guimarães, com apoio da Coordenação Pedagógica da  Escola, através dos coordenadores Jucimar Silva dos Reis e Fernanda Jardim Vieira e da Gestão Escola 2022, na pessoa do diretor Frederico Trindade Teófilo.

Projeto Gráfico: Biblio Editora
Editor: Rogério Fernandes Lemes

TOTAL DE PARTICIPANTES: 26



Amanda Reverdito


Filha de Rilane Silva Reverdito Geminiano e Derly Geminiano Reverdito. Tenho 13 anos e nasci na cidade de Pontes e Lacerda, no Mato Grosso, mas atualmente moro em Comodoro. Estou no 8º Ano na Escola Estadual Dona Rosa Frigger Piovezan. Desde os 10 anos de idade adorava ler, por muita influência da minha mãe. Amo ler todo tipo de gênero, mas o meu favorito é fantasia e romance que sempre me deu conforto e oportunidade de “escapar” do mundo real.

Ana Vitoria Neves Souza

Filha de Edson Santos Souza e Andreia Neves de Souza; 13 anos de idade, aluna do oitavo ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Dona Rosa Frigger Piovezan; natural de Comodoro, MT, onde reside

Andreia Neves


Andreia Neves de Souza é mãe, esposa, escritora, poeta e professora de língua portuguesa e literatura, Pós-graduada em Docência no Ensino Superior, graduada em Letras com habilitação em língua e literatura de língua portuguesa e língua espanhola, possui a segunda licenciatura em Pedagoga, nasceu em Eldorado, MS. Reside em Comodoro Mato Grosso. Uma frase em que se apoia: “Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome.” (Clarice Lispector).

Camile Vitória


Estudante do primeiro ano do ensino médio na Escola Estadual Dona Rosa Frigger Piovezan, natural da cidade de Comodoro, MT, onde reside atualmente. Aos 16 anos de idade faz sua primeira publicação. Estudante, mãe e poeta nas horas vagas, apaixonada por leitura do gênero romance.

Cecilia Fernandes

É o nome literário de Emanuelly Cecilia Fernandes Dreischarff é filha de Claudilei Fernandes e de Everton Dreischarff. Tem treze anos; nasceu em Giruá, Rio Grande do Sul e mora em Comodoro, MT. Estudante da Escola Estadual Dona Rosa Frigger Piovezan cursando o 8º Ano do Ensino Fundamental. Sempre teve facilidade com leitura e a escrita. Seu gênero favorito é Horror Cósmico. A leitura a ajuda na produção de textos, inclusive, a escrever romances policiais.

Crystal Soares


Mateus Soares da Silva é Crystal Soares. Mulher trans nascida na cidade Comodoro no estado de Mato Grosso, em 2005. Apaixonada por dança, viagens e andar de moto; nos momentos vagos escreve poesia e não dispensa um bom papo com os amigos. Estudante do 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Dona Rosa Frigger Piovezan; tem como objetivo cursar Agronomia ou Estética. Uma frase que me define: “É revolucionário para qualquer pessoa trans optar por ser visto e visível em um mundo que nos diz que não devemos existir.” (Laverne Cox).

Eduarda Oliveira


Filha de Carla Cristina Segura de Oliveira e Luiz Carlos de Souza Oliveira. Tem 17 anos; nasceu na cidade de Comodoro, MT e, atualmente, está em processo de mudança para Sapezal, MT. Cursando o segundo ano do Ensino Médio na Escola Estadual Dona Rosa Frigger Piovezan. Tem como objetivo cursar Medicina e se especializar em Cardiologia ou Agronomia. Aprecia muito os momentos em família e com amigos. Nas horas vagas gosta de escrever e desenhar. E a frase em que se apoia: “Eu sou a minha melhor escolha”.

Emanuelly Guimarães


Emanuelly Mariana Trindade Guimarães nasceu em Castanhal, PA, mas passou grande parte de sua vida em Tefé, AM. Mora em Comodoro há seis anos, cidade que tão bem a acolheu. Atualmente é estudante de Direito pela UNEMAT e professora da E. E. Dona Rosa Frigger Piovezan. Formada em Turismo pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), licenciada em Letras – Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e pós-graduada em Libras e Educação de Surdos pela Faculdade Interamericana de Porto Velho (UNIRON). Foi atuando como professora que produziu seus primeiros poemas e artigos científicos, incentivada por amigos e colegas de profissão. “Amo o que faço, aprendo todos os dias com meus alunos. Sou, de fato, uma eterna aprendiz, sonhadora e apaixonada por tudo que envolva escrita, leitura e literatura”.

Fernanda Rodrigues


Fernanda Rodrigues da Silva, filha de Cristia Lara Alves Rodrigues e Fernando Martins. Tem 15 anos, nasceu em Pontes e Lacerda e mora em Comodoro, MT. Estuda na Escola Estadual Dona Rosa Frigger Piovezan, no oitavo ano do ensino fundamental. Ama ler, assistir filmes e desenhar.

Gaby de Souza


É o nome literário de Derly Gabriely Goes de Souza é filha de Laudiceia Dantas e do José Augusto. Tem treze anos e nasceu na cidade de Jauru, MT; reside em Comodoro, MT. Estuda na Escola Estadual Dona Rosa Frigger Piovezan, no oitavo ano do Ensino Fundamental. tem o costume de escrever poemas; como ela diz: “é como uma terapia” e uma forma que encontrou para expressar sentimentos e sensações vividas e inventadas, sentidas e criadas.

Guilherme Duarte


É o nome literário de Guilherme da Silva Duarte; tem 14 anos; iniciou sua vida no dia 14 de maio de 2008, em Vilhena (RO). Viveu quase sua vida inteira em Comodoro, MT, cidade na qual reside atualmente. Hoje em dia estuda no 8º Ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Dona Rosa Frigger Piovezan. Seus poemas são escritos por meio de profundos e intensos pensamentos, que não saberia expressar de outra maneira. “Apenas aproveite e sinta a emoção que cada verso guarda em si”.

Iara Andrade


Iara Rafaela de Andrade Souza; tem 13 anos e está no 8º Ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Dona Rosa Frigger Piovezan. Nasceu em Vilhena, RO, mas sempre morou em Comodoro, MT. Filha de Izandra Soares de Andrade e Rubens Alves de Souza. Gosta de filmes que abordem ficção científica e anatomia. É determinada; procura dar seu melhor em tudo que faz. Começou a escrever seus primeiros poemas incentivada pelos professores. O poema que compartilha nesta obra está carregado de dor e lembranças de uma querida pessoa que se foi.

Isabely Barbosa


Isabely Barbosa Dias é filha de Cleomara Barbosa e Ivanei dias. Tem 13 anos, nasceu na cidade de Campo Novo do Parecis e mora na cidade de Comodoro. Estuda no oitavo ano, na Escola Estadual D. Rosa Frigger Piovezan e gosto muito de poemas e de produzi-los, porém seu hobby sempre foi desenhar.

Jéssica Almeida


É estudante do 2° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dona Rosa Frigger Piovezan. Nasceu na cidade de Cáceres, MT onde morou até seus cinco anos de idade e, atualmente, reside na cidade de Comodoro, MT. Produz seus poemas se inspirando nos sentimentos da sociedade procurando demonstrar, ao máximo, a realidade. “As palavras produzem sons que poucos ouvidos sabem distinguir”.

João Pedro


É filho de Fernanda Cardoso, mas foi criado por sua avó Laudiceia Honorato, a quem chama carinhosamente de mãe. Está no 8º Ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Dona Rosa Frigger Piovezan, desde 2020. Nasceu em Sinop, MT no dia 08/08/2008; tem 14 anos. Gosta de assistir animes e séries; ler mangás. Seu anime favorito é One Piece, o qual acompanha desde 2018. É muito fã de anime, tanto que seu poema é sobre a cena de um deles.

João Paulo Gomes Colla


É estudante no 2º Ano do Ensino Médio na Escola Estadual Dona Rosa Frigger Piovezan. Nasceu em Comodoro, MT. “Rabisca as suas primeiras linhas como escritor e poeta”. “Você é seu próprio sol”.

Julio Cesar


É o nome literário de Julio Cesar de Oliveira Vieira. Nasceu no dia 10 de agosto de 2008 e atualmente tem 14 anos. Vive bem com seus pais, Cesar Luis Vieira e Alexandrina Paula de Oliveira Vieira. Estuda na Escola Estadual Dona Rosa Frigger Piovezan, no 8º Ano, e já escreveu alguns poemas em sala de aula. Selecionou o poema “A Vida” para compartilhar com os leitores desta obra. Gosta de escrever, sendo algo que pratica diariamente, porém nunca teve a oportunidade de publicar; está muito feliz com a conquista. Mora em Comodoro, MT desde que nasceu; é cristão e pretende, futuramente, fazer um curso de Teologia. Tudo o que escreve, sendo poema ou não, reflete seus princípios cristãos; seu modo de viver.

Kalell Alexander


Nome literário de Kalell Alexander Monteiro Lima. Tem 17 anos e nasceu em Cuiabá Mato grosso, hoje mora em Comodoro, MT. Estuda no segundo ano do Ensino Médio na Escola Estadual Dona Rosa Frigger Piovezan. Ama desenhar e ler livros, esses foram os melhores presentes que recebeu em sua vida. “Não importa se você caiu, chorou ou se machucou, pois Deus está contigo para sempre”.

Kauany Mondini


Kauany Vitória Mondini da Silva, atualmente 16 anos. Filha de Jucieli Mondini e Antônio Rodrigues da Silva. Nascida e residente em Comodoro, MT. Atual estudante da Escola Estadual Dona Rosa Frigger Piovezan, cursando o segundo ano do Ensino Médio. Poetisa e futura escritora. “Desfrute! Seja bem-vindo(a), essa é apenas uma das minhas diferentes versões”.
“Tenho vontade de escrever e necessidade ainda maior de desabafar tudo o que está preso em meu peito. O papel tem mais paciência do que as pessoas” – O Diário de Anne Frank.

Lucirlei Santos


Lucirlei Santos Morais Fróes Pereira, Pós-graduada em Docência no Ensino Superior, graduada em Letras Português. Atualmente terminando a segunda licenciatura em História. Natural de Vilhena, RO, mas Reside em Comodoro, MT. Casada mãe de dois filhos. Iniciante como Autora.

Maria Dupczak


É o nome literário de Maria Fernanda de Castro Dupczak, filha de Adilson Dupczak e Claudiceia de Castro, nasceu em Comodoro, MT, onde reside; tem 13 anos de idade e cursa o oitavo ano do ensino fundamental na Escola Estadual Dona Rosa Frigger Piovezan. Seu pai faleceu há sete meses e foi o que lhe despertou a vontade de escrever transformando dor em arte; todas as suas poesias, textos ou quadros não são meras artes, são seus sentimentos. Ama escrever, ler e pintar. Ama toda e qualquer forma de se expressar.

Mariana Cristina Atayde


Filha de Jucemar Oliveira Atayde e Elaine Cristina da Silva, tem 13 anos de idade, natural de Comodoro, MT, onde reside; estudante do oitavo ano do ensino fundamental na Escola Estadual Dona Rosa Frigger Piovezan.

Micael Cristian de Toledo


Nascido em Sapezal, MT. Estudou nas escolas Jaime Marcelo Schecheli e Ipes até os 13 anos. Se mudou para Comodoro, MT onde reside atualmente, por fim, seu Ensino Médio foi se concluir na Escola Estadual Dona Rosa Frigger Piovezan.

Monicky Siqueira


É o nome literário de Kevillyn Monicky Siqueira, tenho 13 anos e estou cursando o 8° ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Jerônimo Garcia de Santana, em Cerejeiras, RO. Filha de Gilberto Alves e Ilda Cordeiro; nasci em Sorriso, MT e morei 4 anos em Comodoro, MT, onde estudava na Escola Estadual Dona Rosa Frigger Piovezan. Incentivada pelos professores comecei a produzir meus primeiros poemas e não pretendo mais parar. Amo me expressar em versos.

Thiago Oliveira de Lima


Tem 22 anos; é filho de João Gonçalves de Lima e Rosalina Maria de Oliveira Lima. Natural de Comodoro, MT onde reside. Graduando no 7º período do curso de Bacharel em Direito pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Sempre morou no sítio, a 80 km da cidade de Comodoro, em uma gleba chamada Noroagro. Com 19 anos mudou-se para a cidade para, então, começar a tão sonhada faculdade. Esta é sua primeira participação em uma coletânea.

Welislaine Alves Caldeira


É estudante cursando o terceiro ano do Ensino Médio; filha do Alessandro Dois Santos Caldeira e Maria Eva Alves Santa Rosa; natural de Espião do Oeste, RO, atualmente reside em Comodoro, MT. Uma frase que leva para a vida: “Pedras no caminho? Eu guardo todas. Um dia vou construir um castelo” (Nemo Nox).

Nenhum comentário:

Postar um comentário